Terceirização do setor de eventos

RESULTADO DE PESQUISA COMPROVA A SITUAÇÃO DOS TERCEIRIZADOS EM EVENTOS

A pesquisa foi realizada pela ÚNICA Recepção, entre final de março e início de abril, com terceirizados que prestam serviços em eventos. O intuito era descobrir quem são estas pessoas e se, de alguma forma, encontram-se regularizadas no mercado de trabalho.

Participaram da pesquisa 1.583 pessoas dos segmentos de coordenação e produção de eventos, recepção e promoção, assim como os serviços de montagem e garçom. 

Os números revelaram que:

- 70% são profissionais do sexo feminino

- 97% dependem única e exclusivamente dos eventos como fonte de renda

- quase 53% são informais – não recolhem o INSS

 

A pesquisa mostrou ainda que a região Nordeste do país é a que possui o menor número de profissionais regulares fiscalmente, tendo na sequência a região Norte, Centro Oeste e Sul. A Região Sudeste possui a maior concentração de regulares, mas também não chega a 50% dos entrevistados.

Um outro dado importante entre os profissionais que responderam a pesquisa e que estão em situação regular, é que muitos possuem MEI (categoria de Microempreendedor Individual) com CNAE de outros segmentos, que nada tem a ver com a profissão de eventos. Os que possuem MEI na categoria, precisam ser inscritos no CNAE de Organização de Eventos, ou seja, profissional que organiza Feiras, Congressos, Exposições e Feiras. Na cidade de Curitiba, para conseguir ser incluído nesta categoria, precisa ainda receber a vistoria de Bombeiro na sua residência. 

Averiguando mais a fundo sobre o MEI descobriu-se que não há uma categoria que enquadre e/ou defina corretamente os profissionais que prestam serviço de recepção, promoção, coordenação, montagem, garçons entre outros oferecidos nos eventos. “É por isto que nós da Única defendemos a profissionalização do mercado, para que se crie uma categoria que represente este segmento e que ele possa definitivamente ser formalizado”, relatou Gislaine Queiroz, sócia e gerente da Única Eventos.

Essa discussão precisa ir para frente!

Logo Neventum

Neventum

Única Recepção e Eventos trabalha em parceria atendendo clientes indicados pela Neventum.
A Neventum tem mais de 12.000 fornecedores em todo o mundo e está presente em mais de 146 países, oferece construção e design de stands, catering e recepcionistas.

Veja mais